BEM VINDO AO BLOG DO DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DE SANTO ANTONIO DO JARDIM

quinta-feira, 22 de julho de 2010

PARCERIA DE SUCESSO - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE REALIZAM SEMANA DE MEIO AMBIENTE

Assim como ocorreu no ano passado, a Prefeitura Municipal de Santo Antonio do Jardim através dos DEPARTAMENTOS DE EDUCAÇÃO E DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE, preparou inúmeras atividades para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho. As atividades foram realizadas durante a “Semana do Meio Ambiente” contando com visitas monitoradas por Márcia Polletini e Willian Feldberg ao CIPREJIM - Consórcio Intermunicipal de Preservação da Bacia do Rio Jaguari Mirim, acompanhado pelos professores os alunos puderam assistir palestra, realizar atividades alusivas a preservação do meio ambiente e também conhecer toda a estrutura de um viveiro de produção de mudas nativas.
Outra atividade realizada foi a visita dos alunos do PETI e Espaço Amigo a horta municipal onde as crianças realizaram o plantio de hortaliças em garrafas plásticas dando ênfase à reutilização, que também é uma forma de redução, pois os produtos permanecem mais tempo em uso antes de serem descartados.

Alunos da Rede Municipal e Projeto Meio Ambiente: Preservando, Observando, Criticando, Reciclando e Aplicando
Motivados por todas as questões que envolvem o meio ambiente, crianças, junto com toda a equipe escolar, desenvolvem todos os anos o Projeto Meio Ambiente, em parceria com o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente.
Através desse projeto, que é trabalhado o ano todo em nossas escolas, espera-se analisar e observar fatos e situações de todos os pontos de vista ambientais de modo crítico, reconhecendo as necessidades e oportunidades de atuar conscientemente para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida.

Preservando: A natureza é grandiosa, nos faz sentir impotentes diante de tanta beleza. Um ato simples e significativo para continuar preservando, usando copos descartáveis, decorados pelos alunos, cada criança plantou uma mudinha de flor, para nossa exposição e posteriormente levá-la para casa e cuidar com carinho.

Observando: Passeios, observação da natureza, paz, tranqüilidade e equilíbrio e motivados por musica ambiente, os alunos confeccionaram um belíssimo painel para nossa exposição, além de outras atividades de igual importância.

Criticando: Coleta Seletiva - conscientizar sobre a importância desse processo longo e continuo onde foi trabalhado de forma lúdica, através de brincadeiras as crianças teriam que pescar os objetos e separá-los seletivamente em baldes confeccionados pela professora.

Reciclando: “Um ato de amor com a natureza”.

Um belíssimo trabalho que envolveu, pais, professores, alunos e toda equipe, fizeram de nossa exposição, uma curiosa e criativa, apresentação, usando sucatas e materiais descartáveis.
Aplicando: Foram confeccionados vários brinquedos de sucatas como: dominó gigante, aviãzinho, abelha, bilboquê, carrinhos, telefone, trenzinhos, óculos e outros, onde as crianças puderam trabalhar o que mais gostam de fazer: brincar.

Além das atividades lúdicas foram desenvolvidos também: textos informativos, poemas, musicas, documentários, DVDs etc.

Esse projeto faz-se necessário, para colocar em prática no dia a dia, através de pequenos atos, aquilo que almejamos e esperamos dar início as grandes transformações, que devem ser assumidas por cada um de nós: o exercício de cidadania, solidariedade e cooperação entre escola e comunidade, em prol de um Meio Ambiente saudável e boa qualidade de vida para todos.

Faixas sobre a Coleta Seletiva também foram colocadas na cidade, buscando ampliar a separação do nosso “lixo” reciclável reduzindo o lixo que vai para o aterro, contribuindo com a preservação ambiental.

Segundo o Engenheiro Ambiental Thiago Krauss esta parceria entre Departamento de Educação e Meio Ambiente é muito importante, pois a Educação Ambiental trata-se de um processo a médio e longo prazo, sendo assim, investir na Educação Ambiental, formal e informal, desde a pré-escola, é a certeza de que teremos um futuro melhor, para nosso Meio Ambiente e para as gerações futuras”.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE CAPACITA TÉCNICOS MUNICIPAIS PARA PACTO DAS ÁGUAS



Cerca de 170 técnicos municipais participaram na segunda-feira, dia 12 de julho, do Curso de Capacitação do Programa Pacto das Águas, sediado em Ribeirão Preto, das 9h às 17h, no Centro Universitário Moura Lacerda. Encerrado na terça-feira, dia 13 de julho, o curso é uma realização da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Recursos Hídricos – CRHi.
Segundo o representante da Prefeitura Municipal e interlocutor do Projeto Pacto das Águas o Engº Ambiental Thiago Krauss do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente que esteve presente e pode acompanhar as palestras “o curso visa à capacitação dos municípios para atuar de forma participativa e integrada na gestão de nossos recursos hídricos.”
Direcionado a técnicos dos municípios com sede nos CBH’s Pardo, Sapucaí Mirim/Grande, Mogi e Baixo Pardo/Grande, dando prioridade aos contatos do Programa Pacto das Águas, o curso tem a meta de capacitar técnicos municipais nas áreas de legislação, gestão dos serviços de saneamento, planejamento e políticas públicas, correlação entre água e floresta, elaboração de projetos. Todos estes temas estão correlacionados com as metas do Programa Pacto das Águas no Estado de São Paulo.

O palestrante Fredmar Correa, que abordou o tema: “As responsabilidades dos municípios: Planejamento Municipal”, enfocando junto aos participantes, os caminhos pelos quais os municípios paulistas poderão trilhar, na condução das políticas públicas para o seu desenvolvimento integrado, construídas necessariamente com a participação de parcelas organizadas da sociedade local, de acordo com modelos pensados para o desenvolvimento sustentável das bacias hidrográficas a que pertencem.

terça-feira, 6 de julho de 2010

A PAISAGEM URBANA

Arborização urbana é o conjunto de árvores existentes em uma cidade, incluindo os cuidados aplicados, como: plantio, controle de pragas e doenças, poda, rega, adubação do solo, entre outros.

A vegetação, como um todo, tem sido de grande importância na melhoria das condições de vida nos centros urbanos. Com o crescimento populacional das cidades, depara-se com a falta de um planejamento urbano.

Diversos são os benefícios oferecidos pelas árvores melhorando a qualidade de nossas vidas. Porém, para serem saudáveis, as árvores da cidade têm que conviver bem com calçadas, pedestres, asfalto, tubulações, alicerces, paredes, frotas, fiações, por isso o planejamento de seu plantio é fundamental.

Principais benefícios oferecidos pela arborização urbana:

· propicia sombra;

· purifica o ar;

· flores e frutos;

· ação direta na redução da temperatura;

· diminuição das ilhas de calor;

· retêm poeira

· reduz a poluição sonora;

· melhoram o solo por meio de suas raízes;

· alimentam e abrigam pássaros e outros animais;

· diminuem a força da água da chuva que cai no solo e seu escorrimento superficial.

As árvores são um bem de interesse coletivo, assim como o ar, as águas, os animais e por isso pertencem a todos os habitantes da cidade.

Para a realização de uma arborização bem sucedida o planejamento prévio passa por 3 itens a serem observados: espécie ideal, como realizar o plantio e onde plantar. O conhecimento das características e condições do ambiente urbano é uma pré-condição ao sucesso da arborização. É preciso considerar fatores básicos como: condições locais, espaço físico disponível e características das espécies a utilizar.

Para isso foram criados em outubro de 2009 a Lei Municipal nº 1945 que disciplina a arborização urbana do município de Santo Antonio do Jardim e também o “Guia de Arborização Urbano” trazendo procedimentos corretos para uma paisagem urbana sadia e sem conflitos com equipamentos públicos, tais como: fiação, rede de água e esgoto, calçadas, postes, sinalizações e edificações.

O plantio e manejo de árvores urbanas requerem conhecimentos técnicos. Além de consultar o “Guia de Arborização Urbana”, o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal encontra-se a disposição da população, para maiores informações entre em contato pelo telefone (19) 3654-1204 ou na Rua Presidente Alvares Florence, 373, centro.

Faça a diferença, faça a sua parte…

pense ecologicamente, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do planeta.

DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

ENG° AMBIENTAL THIAGO KRAUSS

Engº Ambiental Thiago Krauss do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente realiza Curso de Arborização Urbana

Realizado na cidade de Campinas nos dias 16, 17 e 18 de junho pela empresa Plant Care que são especialistas em cuidar do restabelecimento de árvores, palmeiras e áreas verdes, o curso completo de arborização urbana conteve 6 módulos, que abordaram assuntos relacionados ao: planejamento, biologia, fisiologia, anatomia, compartimentalização, relação solo-árvore, plantio, avaliação visual de árvore de risco, manejo fitossanitário e nutricional, manejo de problemas, manejo integrado, desordens fisiológicas, lesões, principais pragas e doenças, tipos de podas, tipos de corte, equipamentos de poda, equipamentos de segurança, inspeção de equipamentos, inspeção de árvores, segurança no trabalho, escalada segura, tipos de nós, entre outros.
Todo o conteúdo foi baseado no material da ISA (International Society of Arboriculture), complementado com experiências brasileiras, portanto serve como uma preparação à certificação internacional e traz conhecimentos oportunos para o desenvolvimento correto do programa município verde-azul.
A participação no curso é sinal do investimento da Prefeitura Municipal no Setor de Meio Ambiente, buscando cada vez mais especializar sua equipe, trazendo novas técnicas para Santo Antonio do Jardim.






PREFEITURA MUNICIPAL DISPONIBILIZA COLETORES DE PILHAS, BATERIAS E ÓLEO PARA A POPULAÇÃO















Além dos coletores do programa “Nosso Óleo” disponibilizados em cinco pontos em nosso município para o descarte de óleo de cozinha usado, a Prefeitura deu mais um avanço quanto a gestão de resíduos sólidos urbanos.
As pilhas e baterias apresentam em sua composição metais considerados perigosos à saúde humana e ao meio ambiente como mercúrio, chumbo, cobre, zinco, cádmio, manganês, níquel e lítio. Dentre esses metais os que apresentam maior risco à saúde são o chumbo, o mercúrio e o cádmio. Quando descartadas em lixões ou aterros sanitários, liberam componentes tóxicos que contaminam o solo, os cursos d'água e os lençóis freáticos, rios e lagos; por isso são produtos que merecem cuidados especiais na hora de serem descartadas.

Santo Antonio do Jardim já conta dois pontos de coleta de pilhas e baterias usadas a disposição da população, os pontos são: PREFEITURA MUNICIPAL E POSTO DE SAÚDE.


Colabore separe as pilhas e baterias usadas do seu lixo e faça a destinação correta para um dos pontos citados.


“NUM SIMPLES GESTO, UM GRANDE ATO. A NATUREZA AGRADECE”





DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE E DEPARTAMENTO DE SAÚDE