BEM VINDO AO BLOG DO DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DE SANTO ANTONIO DO JARDIM

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

COMDEMA REALIZA SUA PRIMEIRA REUNIÃO



O COMDEMA - Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Santo Antonio do Jardim  realizou sua primeira reunião no dia 22 de setembro na Biblioteca Municipal “Dr. Cássio Ribeiro Porto” e contou com a presença dos representantes da entidades que fazem parte do Conselho e municípes.
Após as boas vindas, foi verificada a presença dos conselheiros e do “quorum” necessário, dando como aberta a sessão com a palavra do Exmo. Senhor Prefeito Luiz Cláudio Trincha que falou sobre a importância do COMDEMA nas ações ambientais em nosso município se colocando à disposição do Conselho.
Após a palavra do Exmo. Prefeito, o Responsável Técnico do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente Thiago Krauss realizou a apresentação do COMDEMA citando as legislações vigentes, sua estrutura e também sobre o Projeto Município Verde Azul da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo no qual a cidade faz parte.
Também foi definido a composição da Mesa Diretora tendo como Presidente Thiago Krauss Bastos Reis, representante do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, Jefferson Rissato Adorno, representante da Associação de Produtores Rurais, com o cargo de Secretário e José Aristides dos Santos, representante da Câmara Municipal, como Vice-Presidente.
Outro tema decidido foi o Regimento Interno que passou por votação e aprovação por unanimidade entre os membros presentes.
O COMDEMA se coloca a disposição da população jardinense e convida a todos a participar das reuniões que serão realizadas mensalmente.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

MORADOR JARDINENSE DESENVOLVENDO AQUECEDOR SOLAR


Com a iniciativa própria e incentivo do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente o Sr. Benedito morador de Santo Antonio do Jardim vem desenvolvendo sistemas diferenciados de aquecedores solares com a utilização de garrafas PETs, segundo Benedito tudo ainda está em fase de testes podendo passar por modificações, a intenção é reduzir a utilização de energia elétrica para aquecer a água nas torneiras e chuveiros através de um sistema limpo de aquecimento e frisando também a reutilização de materiais recicláveis, "o sistema já está em funcionamento com sucesso, passando apenas por algumas modificações e adaptações para o armazenamento da água aquecida", segundo o mesmo vai ser instalada uma caixa de geladeira antiga onde servirá de caixa d'água mantendo a temperatura para poder utilizar a água também no período noturno ou em dias sem sol.