BEM VINDO AO BLOG DO DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DE SANTO ANTONIO DO JARDIM

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

SANTO ANTONIO DO JARDIM COMEMORA A SEMANA DA ÁRVORE COM DIVERSAS ATIVIDADES

PLANTIO DE MUDAS NATIVAS E CONCURSO DE DESENHO NA E. E. “BAIRRO JAGUARI”

  No último dia 22 de setembro no período da manhã, em comemoração a Semana da Árvore, foi realizado na E.E. Bairro Jaguari o plantio de 120 mudas de espécies nativas, em área de preservação permanente as margens do córrego que passa pela escola.
As mudas foram plantadas pelos alunos de 5ª a 8ª série em uma atividade extraclasse e contou com a ajuda do Diretor Prof. Paulo David, das professoras e funcionários da escola, do Engº Ambiental Thiago Krauss, Polaco e Luiz do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente. O lugar inclusive já recebeu o nome de “Bosque do Jatobá Rei” dado pelo Diretor Prof. Paulo em referência a uma espécie de Jatobá que foi mantida no local após a limpeza do terreno para o plantio.


       
  










Leonardo - 2º ano


                                    
Natália - 3º ano

 
Larissa - 4º ano


Com a parceria entre a Loja Maçônica Estrela Jardinense, Departamento de Agricultura e Meio Ambiente e E. E. Bairro Jaguari no período da tarde foi a vez dos alunos do 2º, 3º e 4º ano e também 4ª série participarem das comemorações com a participação no Concurso de Desenho “Ano Internacional das Florestas: Água e Floresta equilíbrio perfeito para a vida” que contou com a entrega de medalhas para todos os participantes e brindes para os primeiros, segundos e terceiros colocados de cada sala. A idéia do concurso é sensibilizar e promover uma nova cultura sobre a importância da Água e da Floresta no cotidiano de todos.

Desenho Milene Franciele - 4ª  Série

A aluna Milene Franciele de Carvalho Fenólio vencedora da 4ª série irá participar de um Concurso de desenho regional que está sendo realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu (CBH-Mogi), no qual temos o Prefeito Luiz Claudio como Presidente. Todos os alunos matriculados no 5º ano (4ª série) dos 43 municípios que fazem parte do CBH-Mogi estão participando e apenas 12 desenhos serão selecionados para fazer parte do calendário do CBH-Mogi para o ano de 2012.


A Prefeitura Municipal através do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente agradece o Diretor Prof. Paulo David o Vice-Diretor Prof. Eugênio Simionato, Professores e Funcionários da E. E. Bairro Jaguari pela calorosa receptividade e atenção dada nas atividades e também um agradecimento especial a Loja Maçônica Estrela Jardinense pela brilhante parceria ambiental que vem realizando no município e também por terem proporcionado junto com seus parceiros - V.•.M.•. Nestor Morgão, Agrilago, Wilson Francischini, Junior Scanavachi e José Luiz de Farias - os brindes doados no concurso de desenho.

 
CRIANÇAS DOS PROJETOS PETI E ESPAÇO AMIGO VISITAM A CHÁCARA VERTOZA


Dentro das comemorações da Semana da Árvore, os alunos dos Projetos da Prefeitura Municipal, Peti e Espaço Amigo, coordenados pela Promoção Social do município estiveram visitando à Chácara Vertoza no Bairro dos Diogos, onde tiveram um dia diferente em contato com a natureza, na qual caminharam por uma trilha na propriedade, tiveram contato com uma das nascentes de água do local, onde foi lhes explicado a importância da conservação da mata ciliar e a importância das árvores na conservação desse precioso recurso natural, em seguida foi realizado um plantio de 10 árvores nativas, mudas cedidas pelo Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura, onde às próprias crianças, divididas em grupos fizeram o plantio, aumentando assim o vinculo com a natureza, depois do plantio terminaram a trilha, na esperança de que fora plantada a semente da preservação em seus corações.

Os proprietários da Chácara Vertoza agradecem a iniciativa da Promoção Social e o apoio do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, na realização de mais esse evento educativo e colocam-se a disposição para futuras visitas.


 
 
AGRILAGO E DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE REALIZAM LIMPEZA E PLANTIO DE MUDAS EM TERRENO DO DISTRITO INDÚSTRIAL
 


Com a iniciativa de Claudinei Lago, proprietário da empresa AGRILAGO e da Prefeitura Municipal através do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente e contando com a imensa colaboração dos funcionários da empresa e do Departamento, foi realizada toda a limpeza do terreno, retirando uma grande quantidade de resíduos e também o plantio de cerca de 40 mudas de espécies nativas, mas uma atividade que fez parte das comemorações da Semana da Árvore foi bem concluída.

A área em questão faz parte do Distrito Industrial e ficará sob os cuidados da empresa AGRILAGO que se propôs a zelar e dar os devidos tratos nas mudas ali plantadas.


 









SANTO ANTONIO DO JARDIM MAIS UM VEZ PRESENTE NO DIÁLOGO INTERBACIAS



Representando o Prefeito e Presidente do CBH-Mogi Luiz Claudio, o Engenheiro Ambiental Thiago Krauss do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal participou pela terceira vez do Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos, realizado anualmente e organizado por todos os Comitês de Bacias Hidrográficas do estado de São Paulo, esse ano o evento aconteceu na cidade de Barra Bonita entre os dias 12 e 15 de setembro e contou com a presença maciça de autoridades e da sociedade civil organizada dos integrantes dos vinte e um comitês paulistas, além da presença de especialistas da Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e de educadores da Secretaria de Estado da Educação, representantes de todas as diretorias de ensino do estado, todos na qualidade de multiplicadores das ricas experiências e vivências de educação ambiental em recursos hídricos, colhidas nas inúmeras mesas de diálogo, conferências, oficinas técnicas, atividades culturais, apresentações teatrais e mini cursos do IX Diálogo que este ano abordou o tema central “Água para as cidades: Respondendo ao Desafio Urbano ".


O trabalho do Projeto "NOSSO ÓLEO", realizado pelo Departamento de Agricultura e Meio Ambiente de Santo Antonio do Jardim ficou exposto todos os dias do eventos, levando o nome de nossa cidade com o projeto de coleta e destinação correta de óleo de cozinha usado. 

TRITURADOR DE GALHOS: MAIS UM BENEFÍCIO NO COTIDIANO DOS JARDINENSES

Adquirido pela atual administração o triturador de galhos é mais um investimento para atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos e dar destinação correta para os resíduos verde gerados no município. Os resíduos verde(galhos e folhas) provenientes da limpezas de quintais e podas são triturados e levados para a horta da Prefeitura Municipal onde passam pelo processo de compostagem para serem utilizados como adubo orgânico no plantio de mudas e nos canteiros de hostaliças da própria horta.



 

DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE INSTALA NOVAS LIXEIRAS ECOLÓGICAS NO LAGO MUNICIPAL


A Prefeitura Municipal de Santo Antonio do Jardim, como parte integrante do Projeto “LIXO CERTO” desenvolvido pela atual administração através do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, instala na Lago Municipal conjuntos de lixeiras ecológicas buscando melhor atender a população jardinense e incentivar a separação dos resíduos. O conjunto, desenvolvido pelo Engenheiro Ambiental Thiago Krauss, conta com duas lixeiras para a separação do reciclável e não reciclável e é fabricado com a reutilização de galões. “Em breve estaremos instalando novas lixeiras em pontos públicos do município” disse Engº Ambiental Thiago Krauss.

CIPREJIM E PREFEITURA MUNICIPAL PROMOVEM OFÍCINA AMBIENTAL

Com o objetivo de discutir o Projeto “Sistema de Informação da Bacia Hidrográfica do Rio Jaguari Mirim: Bases para a Conservação e Proteção de Mananciais Superficiais” estiveram presentes na última quarta feira, no Auditório da Câmara Municipal, autoridades, representantes de entidades e população interessada dos municípios de Santo Antonio do Jardim-SP, Andradas-MG e Ibitiúra de Minas-MG.
Fazendo a abertura do evento a Secretária do CIPREJIM Márcia Polletini falou sobre a história do Consórcio e a importância do Projeto na gestão e conservação dos recursos hídricos regional passando a palavra para o Vice Prefeito Gilmar Pezzoti que também levantou a importância dos trabalhos realizados pelo Consórcio e também da luta pela preservação do Rio Jaguari Mirim, causa que trabalha desde 1994 quando também estava como vice prefeito de Santo Antonio do Jardim.
Em seguida a Professora Dra. Adriana Cavalieri, representando a empresa GEOSYSTEC e responsável pela elaboração do Projeto falou sobre o trabalho que já foi feito de levantamento de dados e imagens de satélite e do principal objetivo do projeto que é o desenvolvimento de um sistema de informações para a Bacia Hidrográfica do Rio Jaguari Mirim, formando um banco de dados a serem utilizados para tomadas de decisões e também na educação ambiental.
O objetivo da Oficina é ampliar a base de dados levantado pela empresa responsável pela elaboração do projeto, além de apresentar um diagnóstico das áreas ciliares de proteção ambiental em escala municipal.
Foram apontados como principais preocupações no município de Santo Antonio do Jardim a recuperação da vegetação do Córrego Jardim (que é o nosso manancial de abastecimento público), a preocupação com as margens do Jaguari Mirim (onde estão instaladas as empresas mineradoras) e a preocupação com os efluentes domésticos rurais.
O Projeto conta com o financiamento do FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos via Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu – CBH – Mogi em parceria com o CIPREJIM – Consórcio Intermunicipal de Preservação da Bacia do Rio Jaguari Mirim e conta com total apoio da atual administração através do empenho do Prefeito Luiz Claudio e do vice Gilmar Pezotti, com absoluto engajamento do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Santo Antonio do Jardim.



EMISSÁRIO DAS GALERIAS DE ÁGUAS PLUVIAIS DO BAIRRO JARDIM NOVO TEM OBRA EM FASE FINAL

Em um trabalho que teve início com o contrato assinado no último mês de abril, em evento realizado no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo Paulista, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Jardim, através do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, está próxima de entregar mais uma importante obra de galerias pluviais para benefício dos jardinenses.
Por meio de um convênio com o FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos - no valor de R$ 61 mil, que teve o recurso liberado no último mês de julho, a administração Luiz Claudio Trincha e Gilmar Pezotti conclui mais uma grande benfeitoria para os cidadãos e o meio ambiente do município.
“Antes, toda a água de chuva coletada nas ruas do Bairro Jardim Novo era lançada em terreno particular. Com a obra, passará a ser lançada diretamente no córrego, evitando acumulo indevido de água”, disse Ivan Belli, diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, na ocasião da assinatura do convênio. “Com o emissário pronto, além de resolver o problema de possíveis alagamentos, também tornamos o escoamento mais adequado do ponto de vista ambiental, fazendo a água da chuva chegue direto ao córrego”, comemora o prefeito Luiz Claudio, agora que os trabalhos entram em fase de conclusão.
É a Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Jardim, através do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, colhendo mais um fruto, do excelente trabalho que vem realizando, buscando sempre executar obras que proporcionem cada vez melhor qualidade de vida ao povo jardinense.