BEM VINDO AO BLOG DO DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DE SANTO ANTONIO DO JARDIM

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Alunos da Rede Municipal de Ensino comemoram Dia Mundial da Água e 131º Aniversário de Santo Antônio do Jardim



 No último dia 22, quinta-feira, foi comemorado o Dia Mundial da Água, e, na última segunda-feira, 26, comemorou-se o 131º aniversário de Santo Antônio do Jardim.
As escolas municipais de Santo Antônio do Jardim aproveitaram estes dias para conscientização, exposição e apresentação aberta ao público.
A EMEI “Profª Magdalena Duarte Teixeira Ormastroni” realizou uma exposição, com materiais recicláveis, confeccionados pelos pais dos alunos, usando muita criatividade e capricho. Também expuseram cartazes, confeccionados pelos alunos, com o auxílio das professoras, onde puderam compreender a importância da água em nossas vidas e a conscientização para o seu uso correto, evitando o desperdício. Os alunos ainda apresentaram a música “Como pode um peixe vivo viver fora da água fria” para os visitantes, que se encantaram o show das talentosas crianças.
No NAC “Profª Leocádia Sobolewska Namén” estes temas também foram muito bem trabalhados, em todas as turmas.
As turmas dos Pré I fizeram trabalhos envolvendo família, escola e comunidade, com o tema “torneira pingando, dinheiro gastando!”, onde os pais interpretaram frases referentes ao desperdício da água e maneiras para a sua economia, através de desenhos e confecções de cartazes, que foram colados nos pontos comerciais da cidade.
Os alunos dos Pré II vivenciaram o tema água na prática, através da experiência “fazendo chupa-chupa”, através da qual comprovaram a mudança da água de estado líquido para o sólido, saborearam ovinhos de codorna e puderam visualizar a ebulição da água. Encerraram o projeto com a dança “Planeta Água”. Já em comemoração aos 131 anos do município, as crianças também apresentaram o Hino de Santo Antônio do Jardim.
As salas dos 1º anos realizaram uma visita a Sabesp, onde puderam observar o tratamento da água na cidade e a conscientização da importância da qualidade dela para a nossa saúde.
Em sala de aula, realizou-se a confecção de livrinhos educativos, relacionados ao consumo correto da água. Trabalhando as tradições culturais, os alunos apresentaram o “Boi Laranja”, confeccionado com diferentes materiais, como, por exemplo, argila, legumes e materiais recicláveis, contando com a participação da família.
E, para finalizar o projeto, os alunos dos 1ºs anos apresentaram poesias, músicas e a dança do “Boi Laranja”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário