BEM VINDO AO BLOG DO DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DE SANTO ANTONIO DO JARDIM

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

CIPREJIM E PREFEITURA MUNICIPAL PROMOVEM OFÍCINA AMBIENTAL

Com o objetivo de discutir o Projeto “Sistema de Informação da Bacia Hidrográfica do Rio Jaguari Mirim: Bases para a Conservação e Proteção de Mananciais Superficiais” estiveram presentes na última quarta feira, no Auditório da Câmara Municipal, autoridades, representantes de entidades e população interessada dos municípios de Santo Antonio do Jardim-SP, Andradas-MG e Ibitiúra de Minas-MG.
Fazendo a abertura do evento a Secretária do CIPREJIM Márcia Polletini falou sobre a história do Consórcio e a importância do Projeto na gestão e conservação dos recursos hídricos regional passando a palavra para o Vice Prefeito Gilmar Pezzoti que também levantou a importância dos trabalhos realizados pelo Consórcio e também da luta pela preservação do Rio Jaguari Mirim, causa que trabalha desde 1994 quando também estava como vice prefeito de Santo Antonio do Jardim.
Em seguida a Professora Dra. Adriana Cavalieri, representando a empresa GEOSYSTEC e responsável pela elaboração do Projeto falou sobre o trabalho que já foi feito de levantamento de dados e imagens de satélite e do principal objetivo do projeto que é o desenvolvimento de um sistema de informações para a Bacia Hidrográfica do Rio Jaguari Mirim, formando um banco de dados a serem utilizados para tomadas de decisões e também na educação ambiental.
O objetivo da Oficina é ampliar a base de dados levantado pela empresa responsável pela elaboração do projeto, além de apresentar um diagnóstico das áreas ciliares de proteção ambiental em escala municipal.
Foram apontados como principais preocupações no município de Santo Antonio do Jardim a recuperação da vegetação do Córrego Jardim (que é o nosso manancial de abastecimento público), a preocupação com as margens do Jaguari Mirim (onde estão instaladas as empresas mineradoras) e a preocupação com os efluentes domésticos rurais.
O Projeto conta com o financiamento do FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos via Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu – CBH – Mogi em parceria com o CIPREJIM – Consórcio Intermunicipal de Preservação da Bacia do Rio Jaguari Mirim e conta com total apoio da atual administração através do empenho do Prefeito Luiz Claudio e do vice Gilmar Pezotti, com absoluto engajamento do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Santo Antonio do Jardim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário