BEM VINDO AO BLOG DO DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DE SANTO ANTONIO DO JARDIM

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Departamentos de Educação e Agricultura e Meio Ambiente de mãos dadas para mais um ano de comemorações da Semana do Meio Ambiente


Com a chegada do Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, mais um ano os departamentos municipais de Educação e Agricultura e Meio Ambiente uniram-se para comemorar a Semana do Meio ambiente com atividade de Educação Ambiental, dando continuidade ao trabalho de conscientização das crianças jardinenses quanto à importância de cuidar do meio onde vivemos.
Mais um ano os pequenos jardinenses viveram uma semana de experiências e atividades enriquecedoras, já que fazem parte da Rede de Ensino de um município engajado em defender a causa ambiental.
Cuidar do meio ambiente, não é apenas evitar o desmatamento, a poluição dos rios e proteger os animais. Os alunos das escolas municipais aprenderam, através do Projeto, que meio ambiente é qualquer espaço onde vivem - como a casa, a escola e a cidade também. Durante o desenvolvimento do projeto, os professores aproveitaram para trabalhar a conscientização com sucatas, reciclando o lixo, e transformando-os em objetos lúdicos para uma belíssima exposição, que foi montada nos pátios do Núcleo de Atendimento à Criança “Leocádia Sobolewska Namén” e EMEI “Magdalena Duarte Teixeira Ormastroni”.
O Projeto Meio Ambiente foi enriquecido com um muito proveitoso passeio no Lago Municipal, com as turmas do 1º Ano, acompanhados das professoras e do Engenheiro Ambiental Thiago Krauss, que compartilhou seus conhecimentos, enfatizando a importância da reciclagem e apresentando o trabalho que é feito no município pela Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Jardim, através do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, com o tema “Trabalhando para melhorar sua qualidade de vida”.

“Desenvolvimento Sustentável e qualidade de vida: depende de cada um de nós”.

Também fazendo parte das atividades de comemoração da Semana do Meio Ambiente em Santo Antônio do Jardim, foi realizado, no dia 04 de junho, no Sítio Cachoeira - Bairro dos Diogo - de propriedade de Lauro Emanuel Diogo, o plantio de quarenta mudas de árvores nativas, em Área de Preservação Permanente, às margens de córrego que corta a propriedade.
O encontro foi realizado pelo Departamento de Agricultura e Meio Ambiente e integrantes do Curso de Turismo Rural de Santo Antônio do Jardim. Estiveram presentes para o plantio: do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente - Ivan Belli, Engenheiro Ambiental Thiago Krauss e Polaco; do Curso de Turismo Rural - Paulo Eduardo Ferreira, Leandra Ferreira e Alessandra T. Diogo (esposa de Lauro Diogo); e os voluntários - Airton Diogo, Paulo Gessi (membro titular do CMDRS - Andradas); e as crianças - Jéssica, Samuel, Ester e Mirian.
A Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Jardim, através do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, agradece o envolvimento dos participantes, e, principalmente, do senhor Lauro e senhora Alessandra Diogo, pelo acolhimento e pelo delicioso café que foi servido para os participantes.
“Somente com o envolvimento de pessoas assim poderemos mudar a situação de nossos córregos e rios. Por isso deixamos aberto, para os proprietários de terra que tenham interesse em reflorestar suas margens de rios ou nascentes, que procurem o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, na Prefeitura Municipal, onde daremos total suporte, incluindo também a doação de mudas nativas” - disse o Engenheiro Ambiental Thiago Krauss.


Nenhum comentário:

Postar um comentário