BEM VINDO AO BLOG DO DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DE SANTO ANTONIO DO JARDIM

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Painel sobre Resíduos Sólidos, em Santa Bárbara d’Oeste, reúne 500 participantes

Cerca de 500 pessoas, entre políticos, especialistas em Meio Ambiente e representantes de vários segmentos da sociedade civil, participaram do Painel Especial Sobre Manejo de Resíduos Sólidos, que encerrou a Semana de Meio Ambiente.
Promovido em parceria entre o IBAP/SP (Instituto Brasileiro de Administração Pública) e IBM (Instituto Brasileiro de Estudos Municipais), com a área de Meio Ambiente da Prefeitura de Santa Barbara d’Oeste, o Painel contou com a presença de lideranças e representantes de todo o estado de São Paulo.
O objetivo do encontro foi debater a aplicação da nova legislação federal a respeito do manejo do lixo e reciclagem de resíduos, a Lei 12.305/2010.
Com essa nova legislação em vigor, cidadãos e prefeituras terão que se adequar para não serem penalizados. A lei prevê também o fim dos lixões e impõe regras para o manejo, reciclagem e destinação dos resíduos sólidos em todo país.
Durante o Painel falaram juristas e mestres universitários, especialmente chamados para apresentar aos participantes uma visão técnica e acadêmica do que será a realidade do setor após a implantação completa dessa nova lei, que mudará a conceituação do que seja lixo ou não.
O jornalista Paulo Henrique Amorim, convidado de honra do evento, enfocou o papel da mídia frente ao assunto e destacou a importância da conscientização do cidadão. “O primeiro desafio é conquistar as mentes das pessoas, ajudá-las a entender que cada um e todos se beneficiam de uma política responsável de tratamento de resíduos sólidos”, disse.
Anfitrião do evento, o prefeito Heins explicou a relevância do Painel Especial diante do cenário existente. “A destinação dos resíduos sólidos hoje, no contexto mundial, é um desafio muito grande, uma tarefa para todos os gestores públicos se preocuparem e um seminários como este, que trazem grandes valores técnicos, ambientalistas, pessoas que realmente têm se dedicado ao assunto, serve de exemplo e de aprendizado não só para Santa Bárbara d’Oeste como para a região, o estado e o país”.
Entre os destaques do evento, houve a apresentação de uma bicicleta elétrica produzida na China e importada por uma empresa sediada em Indaiatuba. A bicicleta faz 35 quilômetros com uma bateria que dura até 6 horas, tem capacidade para suportar 120 quilos, um ano de garantia e é recarregável como um celular, a um custo de R$ 0,25 por recarga. “Com R$ 0,25 você anda 35 quilômetros e para efeito de segurança, ela tem buzina, alarme, farol. O conceito, o uso e o resultado são ecologicamente corretos e é uma solução para o trânsito, porque precisa de apenas um metro de largura para trafegar e não exige carteira de habilitação”, disse o empresário Rubem Carvalho.
O prefeito Luiz Claudio Trincha, que também é presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu (CBH-Mogi), acompanhado pelo Engenheiro Ambiental Thiago Krauss - do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Jardim-, teve participação de destaque no evento, falando com muita propriedade sobre as preocupações que os atuais governantes e sociedade em geral precisam adotar com relação ao tema. Além de contribuir decisivamente no sucesso do encontro, a participação do prefeito dá maior visibilidade ao município de Santo Antônio do Jardim perante os demais municípios da região, e mesmo no âmbito nacional, em face à grandiosidade do evento.
“Municípios muito maiores que o nosso tem parado para observar a importância que Santo Antônio do Jardim dá ao Meio Ambiente. É o pequeno ensinando os grandes, para que todos tenham um futuro melhor”, finalizou o prefeito Luiz Claudio.

Mais fotos podem ser vistas no site oficial, através do link: http://bit.ly/j8WvRT

Nenhum comentário:

Postar um comentário