BEM VINDO AO BLOG DO DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DE SANTO ANTONIO DO JARDIM

terça-feira, 13 de março de 2012

Prefeito Luiz Claudio participa de Cerimônia de Entrega do Prêmio COFEHIDRO



No último dia 13 de dezembro, no Palácio dos Bandeirantes, na Capital Paulista, esteve presente o Prefeito Municipal de Santo Antônio do Jardim e Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu (CBH-Mogi) Luiz Claudio Trincha, acompanhado por João Pedro M. Ferraz e Luciano Talpo, para a Cerimônia de Entrega do Prêmio COFEHIDRO 2011. O evento contou com a presença de várias autoridades, como o Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo Edson Giriboni, Secretário Adjunto de Saneamento e Recursos Hídricos Rogério Menezes de Mello, Coordenador de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo Walter Tesch, além de vários prefeitos e demais autoridades e representantes de quase todos o municípios paulistas.
“O Estado de São Paulo tem sido referência para o Brasil em gestão dos recursos hídricos, e isso é uma conquista de todos vocês, que, ao longo desses 20 anos, vem tornando realidade a gestão participativa da sociedade, das prefeituras, do estado, de uma forma responsável e muito eficiente, com muita transparência”, disse o Secretário Edson Giriboni, elogiando todos os participantes do prêmio.
O Conselho de Orientação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos - COFEHIDRO, considerando a importância de reconhecer e premiar o empenho dos Comitês de Bacias Hidrográficas, realiza o Prêmio COFEHIDRO, que tem como objetivo identificar, valorizar e divulgar iniciativas que, através da otimização da aplicação de recursos do FEHIDRO e do desenvolvimento de projetos, contribuem com o caminhar para uma gestão eficiente dos recursos hídricos. São duas as categorias de premiação: Efetividade e Melhor Projeto.
Na categoria “Efetividade”, os premiados foram os Comitês de Bacia Hidrográfica que mais efetivamente aplicam os recursos disponíveis pelo FEHIDRO.
Para concorrer ao “Melhor Projeto”, os Comitês tiveram que realizar a inscrição dos empreendimentos já concluídos, que estejam enquadrados ao menos em uma das seguintes categorias: 1. Base de Dados e Gerenciamento dos Recursos Hídricos; 2. Recuperação da Qualidade da Água, Proteção e Conservação dos Mananciais e Prevenção e Defesa contra Eventos Hidrológicos Extremos; 3. Aproveitamento Múltiplo e Promoção do Uso Racional dos Recursos Hídricos; 4. Capacitação, Comunicação Social e Educação Ambiental.
O vencedor da categoria 1 foi o Empreendimento “Atualização do Cadastro dos Usuários dos Rios de Domínio do Estado de São Paulo”, cujo tomador foi o Consórcio Intermunicipal das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.
Para a categoria 2 foi premiado o Empreendimento “Contenção da Erosão com Bacias de Retenção para Proteção do Manancial Morungaba/Cupini”, cujo tomador foi o Serviço Autônomo de Água e Esgotos - SAAE Indaiatuba.
Na categoria 3 foi premiado o Empreendimento: Estudo de Viabilidade da Implantação da Barragem do Ribeirão Piraí cujo tomador foi o Tomador: Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí - CONIRPI e na categoria 4 foi premiado o empreendimento: Continuidade Projeto Bacia Hidrográfica - Um Instrumento de Educação cujo tomador foi a Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola - FUNDAG e o Comitê CBH-Turvo
O vencedor do Prêmio Efetividade foi o Comitê Pontal do Paranapanema, recebendo a quantia de R$ 200 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário