BEM VINDO AO BLOG DO DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DE SANTO ANTONIO DO JARDIM

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE REALIZA PLANTIO DE ÁRVORES NO AMBIENTE URBANO



A denominação “Arborização Urbana” é dada ao conjunto de árvores existentes em uma cidade, incluindo os cuidados que a ele são aplicados, como: plantio, controle de pragas e doenças, poda, rega, adubação do solo, entre outros. A vegetação, como um todo, tem sido de grande importância na melhoria das condições de vida nos centros urbanos.
De encontro à preocupação e necessidade de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos cidadãos jardinenses, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Jardim, através do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, vem realizando o plantio de diversas mudas, em toda a área urbana, sempre de acordo com o Guia Municipal de Arborização Urbana - que é o conjunto de métodos e medidas adotadas para preservação, manejo e expansão das árvores no município - dentro das demandas técnicas e as manifestações de interesse da população.
Para a realização de uma arborização bem sucedida, o planejamento prévio passa por três itens a serem observados: espécie ideal, como realizar o plantio e onde plantar. O conhecimento das características e condições do ambiente urbano é uma pré-condição indispensável ao sucesso da arborização. É preciso considerar fatores básicos como: condições locais, espaço físico disponível e características das espécies a utilizar.

Diversos são os benefícios oferecidos pelas árvores, melhorando a qualidade de vida:
• propicia sombra;
• purifica o ar;
• flores e frutos;
• ação direta na redução da temperatura;
• diminuição das ilhas de calor;
• retêm poeira
• reduz a poluição sonora;
• melhoram o solo por meio de suas raízes;
• alimentam e abrigam pássaros e outros animais;
• diminuem a força da água da chuva que cai no solo e seu escorrimento superficial.


O plantio e manejo de árvores urbanas requerem conhecimentos técnicos. Além de consultar o “Guia de Arborização Urbana”, o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal encontra-se à inteira disposição da população. Em conjunto com a assistência, a Prefeitura ainda dispõe de mudas, e todo o equipamento para realizar o plantio. Faça sua parte, entre em contato com o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente e solicite sua árvore. Para maiores informações vá até a Prefeitura Municipal, ou entre em contato pelo telefone (19) 3654-1204.

Nenhum comentário:

Postar um comentário