BEM VINDO AO BLOG DO DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DE SANTO ANTONIO DO JARDIM

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

PRESIDENTE DO CBH-MOGI, PREFEITO LUIZ CLAUDIO TRINCHA PRESTIGIA INAUGURAÇÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DE SERTÃOZINHO


Marco Artuzzo, Eli e Marcus Vinicius Lopes Silva (CETESB), Prefeito Luiz Claudio, Carlos Alencastre, Renato Criveleti, Carlos “Tourinho” Sarni.

No último dia 21, sexta-feira, o Prefeito de Santo Antônio do Jardim e Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu - CBH-MOGI, Luiz Claudio Trincha, representante eleito do segmento dos 43 Prefeitos e Prefeitas dos Municípios que integram o Comitê, prestigiou o seu colega Prefeito de Sertãozinho Nério Garcia Costa, participando da inauguração da Estação de Tratamento de Esgotos daquele município, que, com 120 mil habitantes, é um dos maiores da bacia.
Estiveram presentes inúmeras autoridades municipais, estaduais e federais, dentre as quais vereadores e Secretários Municipais de Sertãozinho, como Tito (Planejamento), Sebastião Macedo Pereira (Meio Ambiente), Hélio José Dalmazo (Superintendente do Serviço de Águas e Esgoto e Meio Ambiente - SAEMAS), Engenheiro Carlos “Tourinho” Sarni, Marco Artuzzo (Gerente Regional da CETESB de Ribeirão Preto) - que licenciou ambientalmente a obra, Carlos Alencastre (Diretor Regional do DAEE de Ribeirão Preto), o Superintendente e o Gerente da Regional Paulista da Caixa Econômica Federal (que financiou a obra), bem como o representante da Casa Civil da Presidência da República.
Em sua fala, o prefeito Luiz Claudio, como Presidente do CBH-MOGI, lembrou que a população da bacia - que reúne 43 municípios - é de cerca de 1,5 milhão de habitantes e que a população de Sertãozinho (120 mil habitantes) representa cerca de 8% da população da bacia, salientando que, com a construção da ETE, agora todo esgoto coletado será lançado tratado, ou seja, com redução expressiva da carga orgânica, que tanto polui os nossos rios. Luiz Claudio destacou a importância desta ETE, não só para a população de Sertãozinho, mas para toda a da bacia - e por que não do mundo todo, lembrando que viajou 250 km junto do Secretário Executivo da CETESB Marcus Vinicius Lopes Silva para que, com suas presenças, ficasse registrado que todos estão num mesmo barco - e que é preciso pensar no ambiente global (plano de bacia e suas metas) e agir no local (município). Disse ainda que sua presença simbolizou o agradecimento, de todos os municípios da bacia, que assumiram o compromisso de cumprir metas do plano, dentre elas, sobretudo, o tratamento de esgotos.
Destacou ainda os efeitos benéficos para desta instalação para a preservação da saúde das pessoas e dos nossos rios.
Saudou todas as lideranças presentes - em especial as do Município de Sertãozinho, na pessoa do Prefeito Nério - e equipe técnica, relembrando que, esta é uma luta de mais de dez anos, que agora se concretiza.
Com isto Sertãozinho entra no seleto grupo dos municípios que tratam esgotos e ajuda a bacia a cumprir a sua principal meta.
As demais autoridades que se manifestaram enfatizaram o simbolismo da presença do Presidente do Comitê e reafirmaram muito de suas palavras, em especial o Prefeito Nério, que lhe dirigiu um especial agradecimento, e, por extensão, a todos os integrantes do comitê que ali representava.


Nenhum comentário:

Postar um comentário