BEM VINDO AO BLOG DO DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DE SANTO ANTONIO DO JARDIM

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE REALIZA PLANTIO DE ÁRVORES EM ÁREA CILIAR





Parte integrante das ações relacionadas ao Programa de Recuperação e Conservação de Áreas Ciliares de Santo Antônio do Jardim - realizado pela Prefeitura Municipal, através do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente - no último dia 28 de novembro, segunda-feira, a equipe do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente esteve presente na propriedade de Ademir Pezzoti, que, preocupado e engajado com a causa ambiental, e com a redução do volume de água causado pela ausência de vegetação, entrou em contato com o Engenheiro Ambiental Thiago Krauss. Thiago lhe informou sobre a existência do Programa Municipal de Recuperação de Áreas Ciliares, o que prontamente foi aceito por Ademir, para participar, junto à Prefeitura, realizando o plantio de árvores em sua propriedade.
A ação foi realizada em Área de Preservação Permanente, próximo a uma nascente e também a um açude, onde foram plantadas mais de 100 mudas nativas, doadas pelo Ciprejim - Consórcio Intermunicipal de Preservação do Rio Jaguari Mirim - em atividade concretizada através de parceria entre o Departamento e o agricultor.
O termo Mata Ciliar é empregado para designar as florestas ou matas que ocorrem nas margens de cursos de água e nascentes. Essas matas tem o papel fundamental de filtro e proteção. Suas funções, em relação às águas, estão ligadas à sua influência sobre uma série de fatores importantes, tais como: escoamento das águas da chuva; diminuição do pico dos períodos de cheia; estabilidade das margens e barrancos de cursos d'água; ciclo de nutrientes existentes na água; evitar erosão e assoreamento dos rios; entre outros.
A recuperação e conservação de áreas ciliares fazem parte das ações ambientais do município e também do Projeto Município Verde Azul do Governo do Estado de São Paulo. Proprietários e produtores rurais interessados em participar do Programa de Recuperação e Conservação de Áreas Ciliares de Santo Antônio do Jardim, podem procurar o Engenheiro Ambiental Thiago Krauss - do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente - para maiores esclarecimentos, diretamente na Prefeitura Municipal, ou através do telefone (19) 3654-1204.


ANTES



DEPOIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário