BEM VINDO AO BLOG DO DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DE SANTO ANTONIO DO JARDIM

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

REPRESENTANTES JARDINENSES PARTICIPAM DE WORKSHOP DO CIPREJIM



Na última quarta-feira, 9 de novembro, com o objetivo principal de apresentar o Projeto “Sistema de Informação da Bacia Hidrográfica do Rio Jaguari Mirim: Bases para a Conservação e Proteção de Mananciais Superficiais”, o Consórcio Intermunicipal de Preservação do Rio Jaguari Mirim - CIPREJIM - realizou um Workshop, no Auditório da Unifeob, onde estiveram presentes autoridades, representantes de entidades civis e população interessada, dos 11 municípios que fazem parte do CIPREJIM. Entre eles estiveram presentes, representando o município de Santo Antônio do Jardim, o Diretor de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal Ivan Belli, o Engenheiro Ambiental Thiago Krauss e o Fiscal Leonel de Lima Scheregate.
Fazendo a abertura do evento, a Secretária do CIPREJIM - Márcia Polletini – convidou, para compor a mesa diretora, o Prefeito de Vargem Grande do Sul e Presidente do CIPREJIM Amarildo Duzzi Moraes, a Vice-Prefeita de São João da Boa Vista Elenice Vidolin, o Secretário Executivo do CBH-Mogi Marcus Vinicius Lopes Silva (que, na ocasião, representou o Presidente do CBH Mogi e Prefeito de Santo Antônio do Jardim Luiz Claudio Trincha), o Coordenador do Consórcio Willian Feldberg, e, representando os municípios mineiros que fazem parte do consórcio, o Prefeito de Andradas Ademir Perez e o Vice Prefeito de Ibitiura de Minas Luiz Pio. Passou então a palavra ao Presidente Amarildo, que realizou a abertura oficial do evento, falando da alegria de fazer parte dos trabalhos, e parabenizando a equipe do CIPREJIM - pela organização do evento e do projeto, que é muito importante para a gestão pública, no que diz respeito a recuperação e conservação dos recursos hídricos regionais.
Marcus Vinicius desculpou-se pela ausência do prefeito Luiz Claudio, que por motivos particulares incontornáveis não pode estar presente, salientando a importância do projeto, que vem de encontro com as ações e metas do CBH Mogi (Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu), relevando a importância do planejamento para a gestão pública.
A Secretária Márcia Polletini contou um pouco da história do CIPREJIM, desde a sua fundação e lembrou: “todo esse projeto que entregamos hoje, teve início na gestão do então Presidente do Consórcio, o Prefeito de Santo Antônio do Jardim Luiz Claudio Trincha, que sempre nos incentivou e nos deu total apoio para chegar até aqui”.
Em seguida, a professora Dra. Adriana Cavalieri Sais, representando a empresa GEOSYSTEC, e responsável pela elaboração do Projeto, falou sobre o trabalho que já foi feito quanto ao levantamento de dados e imagens de satélite, e do principal objetivo do projeto, que é o desenvolvimento de um sistema de informações para a Bacia Hidrográfica do Rio Jaguari Mirim, formando um banco de dados a serem utilizados para tomadas de decisões e também na educação ambiental.
Foram entregues às Prefeituras que pertencem ao CIPREJIM um kit contendo: apostila, panfletos e diversos mapas impressos e digitalizados, com informações sobre a hidrografia, relevo, situação das áreas de preservação permanentes, uso e ocupação do solo de toda a Bacia Hidrográfica do Rio Jaguari Mirim.
O Projeto conta com o financiamento do FEHIDRO - Fundo Estadual de Recursos Hídricos, via Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu - CBHMogi, em parceria com o CIPREJIM e tem total apoio da atual administração pública, através do empenho do Prefeito Luiz Claudio e do vice Gilmar Pezotti, com absoluto engajamento do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário