BEM VINDO AO BLOG DO DEPARTAMENTO DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DE SANTO ANTONIO DO JARDIM

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

PROJETO MUNICÍPIO VERDE AZUL REALIZA CAPACITAÇÃO PARA INTERLOCUTORES



No último dia 11 de outubro, terça-feira, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo realizou, na cidade de Pirassununga, mais uma Capacitação do Projeto Município Verde Azul. A reunião contou com a presença de interlocutores e representantes de 33 municípios da região, incluindo o Interlocutor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Jardim, Engenheiro Ambiental Thiago Krauss.
Esta capacitação tem como objetivo estimular ações em prol da preservação ambiental e realizar uma avaliação do desempenho de políticas públicas no setor. O Estado de São Paulo, segundo a apresentação oficial, é um dos principais instrumentos de influência em políticas ambientais para se realizar um projeto plurianual, e uma grande agenda para os 645 municípios da Federação alcançar desenvolvimento no setor. Portanto, o estímulo junto aos representantes municipais do Poder Público em fortalecer o planejamento cotidiano destas ações também foi um dos principais temas de debates nesta capacitação.
“Daqui em diante, a gestão pública municipal para o setor ambiental será essencial para qualquer cidade maximizar a qualidade de vida”, reiterou Edy Augusto de Oliveira -Secretário Municipal de Pirassununga (SAMA).
Ainda pela manhã, os representantes das 33 cidades participantes debateram políticas conjuntas, para que todas as cidades tenham como obter a certificação ambiental, primordial para o desenvolvimento de políticas e ações públicas no setor. Outro debate dos presentes foi em relação ao financiamento público denominado FECOP (Fundo Estadual de Prevenção e Controle de Poluição).
Para os presentes, as cidades pertencentes a cada regional, precisam caminhar juntas para que a liberação dos recursos deste fundo seja usada. Neste ano, por medida do secretário estadual Bruno Covas (Meio Ambiente), o FECOP só poderá ser liberado mediante o cumprimento integral de metas de ações ambientais.
Lembrando que o município de Santo Antônio do Jardim assinou a adesão ao Projeto desde o início - em 2008 - e recebeu a certificação no ano de 2010 - atingindo a pontuação de 81,55 pontos (dos 100 possíveis) - por adotar uma postura ambientalmente responsável em todas as ações da administração pública municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário